sábado, 11 de dezembro de 2010

Dador desde que nasceu

Banco público já tem sangue de 5600 cordões umbilicais - JN


Foi muito linda a cerimónia,pena a falta de espaço para carrinhos e ovos vários. Afinal, são muitos os que são dadores desde que nasceram :)) O Eduardo adorou estar ali, está naquela idade em que quer ver tudo e fartou-se de "falar" com o papá da menina ao lado e sorriu para todos os que falaram com ele. Infelizmente, não ficamos até ao fim pois o soninho falou mais alto e começou a ficar choroso e agitado, mas valeu a pena.

sábado, 27 de novembro de 2010

Uma nova residente

Infelizmente, vimos o nosso Nico lutar com a doença e perder, em muito pouco tempo. Infelizmente, fizemos tudo o que era possivel e não conseguimos ajudá-lo.

Com o Nico

Mas, como cá por casa já tinhamos fila de espera para lugar de residente, embora sempre achando que seria a velhota a primeira a deixar-nos, vimos apresentar a nova residente cá da casa.

Esta é a Rita, senhora de seus 6 anos, aproximadamente, abandonada na Colónia do Cemitério, na altura em que procedíamos a capturas para esterilização. Apanhamo-la e como era meiga (e como) ficou para encontrar um lar para ela.


Bem, ela desde o inicio que sempre nos quis convencer que já tinha encontrado o lar certo para ela, mas nós sempre resistimos, afinal já tinhamos a familia completa e ela era tão meiguça que depressa encontraria um lar.





Pois é, para além de preta tinha aproximadamente 5 anos, logo muito velha para os adoptantes que por aí andam (nós adoptamos a Shau com 10 anos e recomendamos vivamente). Passou-se mais de 1 ano e nem um telefonema, nem um contacto e ela sempre a "dizer-nos" que o lugar dela é aqui mesmo e que não queria ir a lado nenhum.




Agora, podemos dizer com confiança: a Ritinha não vai a mais lado nenhum, ela tinha razão, já está no seu lar, já é da familia. Que tenhas muitos e longos anos cá em casa, Ritinha e que atures o Eduardo com a mesma paciência que dispensas aos mais frágeis.



Um convite

Abri hoje o meu mail e deparei-me com este convite:

Exma. Sra. Sonia Cristina Oliveira Loureiro

O LusoCord convida todos os Bebés Dadores e suas famílias para a entrega oficial de Certificados "Sou Dador desde que nasci", dia 8 de Dezembro às 15h na Ordem dos Médicos, no Porto.

Por favor confirme a sua presença para este e-mail.

Gratos pela sua dádiva e esperando que possa estar presente, apresento os nossos votos das maiores felicidades

 Gostei e é uma coisa que fica para o Eduardo perceber que é bom dar. É o que nós queremos que ele saiba, que a nossa família ajuda, ajuda animais de 4 patas e de 2 patas, não descriminamos, nós somos apenas da "espécie que ajuda" e ele ajuda desde que nasceu

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Corrente de Sorrisos

Conhecem este blog:

http://correntedesorrisos.blogspot.com/

"" 
Um simples brinquedo, para uma criança que está internada num Hospital, pode ser a porta de entrada de mundo imaginário e alegre, que a vai fazer esquecer, nem que seja por um momento, todo o sofrimento e dor pela qual passa.

Você pode ajudar. Ofereça um brinquedo... não lhe custa mais do que isto.

Prometemos em troca, um enorme SORRISO. Obrigada!
""



Temos que dar os parabéns a toda a gente envolvida nesta iniciativa, parabéns pelo trabalho e dedicação. Vamos ajudar??

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

O fim de uma vida

O nosso Nico é uma estrelinha :cry:

Na Segunda-Feira, dia 15 de Novembro de 2010, tivemos que ajudar o nosso Nico a partir. Ele já não comia, era só pele e osso, não valia mesmo a pena estar a forçar comida, vitaminas e medicação, era a altura do nosso último gesto de amor por ele: adormecê-lo para não sofrer mais. Adormeceu pacificamente com a cabeça apoiada na minha mão e eu a fazer-lhe festas. Já não sofre mais, o meu gatinho tótó.

Ainda entro na cozinha e procuro-o debaixo da mesa, onde costumava estar e nessa noite, ao jantar, ainda enchi a tacinha dele, olhei à volta e vi todos a comerem e mais nenhum à espera de comida. Parou-me o coração quando cheguei à conclusão que aquela taça era para arrumar :cry:

E as fontes? Estão sozinhas, já não têm o gatinho especial que passava horas a ver a água a correr. Foi para ele que elas foram compradas, agora já posso arrumar a barulhenta e que se sujava imenso, mas era a que ele mais gostava e se eu a escondia chorava imenso até ela voltar a aparecer :cry:

Foi muita coisa para um gatinho frágil: a mudança, a vinda do bébé, mas o que é que podíamos fazer? Deixá-lo para trás não era opção, dá-lo também não. Espero que ele saiba que fizemos o melhor que sabíamos e podíamos por ele.

Afinal, a fonte lá irá continuar, no sítio do costume. é um bocadinho do Nico que ainda está presente.

Descansa em Paz, meu doce Nico e brinca muito com o teu mano Shanti



sábado, 16 de outubro de 2010

O Nico é FIV positivo mas não há problema

O nosso Niquinho é FIV positivo, soubemos 1 semana antes do bébé nascer, quando o Nico foi tirar mais alguns dentinhos.

Verdade, verdadinha, sempre desconfiamos que o Nico não era um poço de saúde, mas como nunca tinha adoecido, apesar de muito doentinho ter passado cá por casa, mas agora fizemos os testes por causa desta treta dos dentes (2 operações com 3 mesitos de intervalo).


Não há problema, está magrito mas bem disposto. A recuperação desta vez foi mais complicada e demorada, não ajudou de certeza eu ter ido para o hospital ter o menino a meio da recuperação do Nico (pobre marido que teve que aprender a dar injectáveis à pressão) mas agora que estamos de volta o Nico já come, está bem disposto, já só falta engordar qualquer coisita.





Um artigo sobre FIV: http://www.felinus.org/index.php?area=artigo&action=show&id=10

O Nico está há 3 anitos cá em casa e só agora começa a ter problemas. Ninguém sabe a idade dele ao certo, terá cerca de 4 ou cerca de 8 anos, não se sabe devido ao estado deplorável da dentição dele quando chegou.

3 anos e que conte muitos mais :))

1ª Visita ao Pediatra

Pos é, lá fomos ao Pediatra pel primeira vez. Muito a medo pois é uma grande responsabilidade encontrar o pediatra certo para os nossos filhotes (equivalente em muitos aspectos à procura de 1 vet competente para os nossos patudos).

Viemos de lá felizes e com a sensação de "Melhor é impossivel". Adoramos o Dr. Bruno, boa disposição em pessoa, minucioso nos exames, disponivel para as perguntas de papás de 1ª viagem (perguntas tolas com certeza), actualizado nos assuntos (se fossemos fazer o que a médica de família mandou já estavamos a pôr em causa a saúde e bem-estar do Eduardo).

Para quem procura uma recomendação:  http://brunoteixeira.pai.pt/   , não tem contrato com seguros, mas estes reembolsam até certo valor e acreditem que vão sair de lá a achar o dinheiro muito bem gasto :))

O nosso bébecas está óptimo. Já quase recuperou o peso de nasceça: 3.410 kg e 53 cm (o Dr. explicou que ele foi mal medido à nascença de certeza, não é possivel crescer tanto em 2 semanitas). Tudo o resto está óptimo, é muito despachado em termos de movimentos (já esboça tentativas de se virar) e já tem horários de sono que só deveria ter às 3 ou 4 semanas, mas como tudo o resto está Ok, o Dr. acha que não tem problema em deixá-lo.

Estamos Bem :))

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Nasceu :))

O nosso menino já nasceu. Veio nos dizer olá dia 30 de Setembro às 19.02 horas, com 3, 490 kg e 48,5 cm, depois de um dia muito atribulado.

Já estamos em casa, estamos bem e o novo elemento foi muito bem recebido pelos 4 patas da casa, exactamente como esperado.

Estamos felizes

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Estamos prontos!!

Estamos prontos para a chegada do nosso menino, o nosso 2 patinhas lindo.



O quartinho está quase, quase pronto, faltam algumas decorações de parede, os cortinados foram para a costureira e pouco mais.





Já temos o Kit para a recolha do sangue do cordão umbilical, do Lusocord



Eu já estou assim:



E o rapazito já pesa 3kg e 50 gramitas, está viradinho para onde deve.

Agora é só esperar, as 37 semanas estão completas, foi um sufoco chegar aqui, mas conseguimos, agora só falta o Eduardo ter vontade de vir conhecer o mundo


sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Mimosa, espera um lar para todo o sempre

Esta é a nossa menina Mimosa. Com 2 anitos apenas viu-se devolvida porque a dona estava grávida. Não dá para entender este tipo de atitudes, principalmente porque a devolvem e tentam justificar a quem também está grávida e não tem só 1 gato em casa :(

Passado é passado e agora é preciso encontrar um lar para sempre, mesmo sempre, para a Mimosa. Esta miúda é do mais querido que há, adora falar e tem conversas com os humanos presentes, adora brincar e comer, aiiii, comer, a perdição da Mimosita, que está gorduchita, mas a FAT maravilha dela está a tratar de devolver a elegância a esta donzela rechonchuda :))





A Mimosa tem apenas um pedido aos novos donos: que não tenham outros peludos de 4 patas.Ela não gosta, não suporta ter que partilhar os afectos dos seus humanos e quer adoptar uns humanos só para ela.

Será que andam aí estes donos que ela procura?



terça-feira, 3 de agosto de 2010

Na nova casa!!

Já estamos na nossa nova casa e esperamos que seja por muito tempo.

Fotinhas ficam para daqui a uns dias, ainda não descobri onde está o leitor de cartões (mudanças são mesmo assim lol).

Correu tudo bem com os gatuchos, exactamente como esperado. Alguns demoraram um bocadinho mais que os outros a habituarem-se ao novo território e já começo a acreditar que a velhota escolheu o nosso quarto como novo território.

Não foi nada simpático ter que andar de casa às costas no meio da vaga de calor que se fez sentir na semana passada e muito menos de barrigão enorme (grande até para os sete meses de gravidez), mas a pior parte está feita e agora é acertar uns detalhes e posso começar a pensar em montar o quarto do bébé (mais um bocadinho e nem tinhamos tempo para isso)

Até já ;)

quarta-feira, 14 de julho de 2010

 Deparei-me com este texto:

Ao ver um animal abandonado procure pensar no que você pode fazer por ele. Não procure alguém que faça por você.

É muito mais cruel ficar chorando, telefonando para todo o mundo, pedindo para que façam alguma coisa, reclamando que ninguém faz nada, enquanto você é que não está fazendo nada a não ser colocando mais lágrimas no mundo e repassando o sofrimento para outras pessoas.

Se não for tomar uma atitude, siga em frente. É mais justo para os animais. De lágrimas e de críticas, o mundo está cheio.

Ajudar um animal abandonado é um privilégio. Certamente a vida está testando suas atitudes frente aos problemas. Praticar amor e compaixão traz muitos méritos, além da alegria de poder ajudar. Atos não justos que praticamos em nossas vidas nos retornam e se repetem até que os tenhamos transformado.

in:http://www.clubeamigosdosanimais.com.br/i_comoajudar.htm  

Vi espelhado a atitude de muitas pessoas, não podem ajudar porque nem tentam, porque não pensam como é que as outras pessoas ajudam, as que ajudam realmente. É muito bonito dizer "ajudei um animal" mas a única coisa que se fez foi descarregar um animal nas mãos de outra pessoa e virou-se costas.


Não pode ser, não acho aceitável que se peça ajuda e nada se faça para ajudar, concretamente. O que eu faço, o que milhentas pessoas fazem diarimente, também pode ser feito por si. Vão ver como se sentem bem quando depois de muita luta têm nas vossas mãos um animal saudável e agradecido, depois, se não poderem ficar com ele, divulguem e arranjem um dono responsável.

Uma frase que eu amo e pela qual vivo: "Quem salva uma vida, salva o mundo inteiro"

domingo, 27 de junho de 2010

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Padrinhos/Madrinhas para os nossos penduras

Esta é a História da Mimosa:



Esta miúda girissima e meiguça procura um lar, mas para facilitar a sua adopção procuramos padrinhos ou madrinhas para a Mimosa:

OVH (esterilização)  --  50€ (valor que pode ser partilhado por várias madrinhas)
2 Vacinas                 --   30€ (valor que pode ser partilhado por várias madrinhas)

 
Ajudem-me a ajudar a linda Mimosita 
 

terça-feira, 15 de junho de 2010

Os nossos penduras procuram um lar



Pois é, temos 4 penduras cá em casa. Precisam muito de terem donos que nunca mais os abandonem, dado que são todos vítimas de abandono, alguns mais do que uma vez.

Procuramos também apadrinhamentos de esterilização e vacinação, para facilitar as suas adopções.

Podem vê-los aqui:


Ajudem-nos a ajudar

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Estou a vender o meu apartamento

Pois é, com a chegada no novo elemento da família temos mesmo que ir para uma casa maior, se souberem de alguém que queira comprar esta é a nossa casinha muito adorada:

Apartamento - T1 - Venda - Oliveira do Douro, Vila Nova de Gaia - Portugal,
Animais são aceites (claro, só podia)



quarta-feira, 19 de maio de 2010

A mãmã Nina

Adoro os meus gatos, adoro-os principalmente quando me ajudam no meu trabalho voluntário. É por estas e por outras que eu digo que "nós" somos FAT (família de acolhimento temporário): somos nós, os humanos, são eles, os gatos, somos nós, família


A Nina a ajudar-me com uns penduritas de 15 dias

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Perdeu-se em Vila Nova de Gaia: Vamos ajudar

Malta, vamos ajudar:

"O meu nome é Andrea Grazina, na sexta-feira dia 02/04/2010 tive um acidente de viação perto da zona de gaia.
Na sequência do acidente a minha cadelinha assustada fugiu. Gostaria da vossa cooperação com o fim de encontrar a minha cadelinha (Aisha), após o acidente na zona do grande Porto (junto ao nó de Vilar de Andorinho como quem vai para Porto (Freixo)).
Após o acidente, nunca mais foi vista, provavelmente não estará muito longe da zona do acidente.
Trata-se de uma cadela de porte pequeno, domestica e assustada, que com certeza o seu maior sonho è encontrar a sua familia!
Procurei a noite toda e durante todo o dia de sábado e não a consegui encontrar. O seguro emprestou-me um carro apenas por 24 horas e tive de regressar a casa, sou do Alentejo e não conheço nada no norte. Pedia a ajuda de todos para encontrar a minha cadelinha, chama-se Aisha, está sempre em casa, não sai sem trela e deve estar muito assustada, ela é muito meiguinha. É toda branquinha de raça caniche, estava tosquiada a tesoura. Estou desesperada, não sei o que fazer para a encontrar.
A cadelinha trazia um colete vestido ás riscas azuis, brancas e vermelhas, tinha uma coleira cor-de-rosa e um peitoral vermelho,peço-vos que passem a mensagem pois acredito que com a vossa ajuda possa encontra-la e traze-la de volta ao seu lar.
Se precisar de alguma informação ligue-me para o numero: 963185718 ou envie-me um mail.


Andrea: 963185718;

Miguel: 963256032.


Anúncio no Adopta-me: http://www.encontra-me.org/anuncio/9057

domingo, 25 de abril de 2010

Toxoplasmose não é um monstro

Pois é, estou grávida de 16 semanas e tenho 6 gatos mais os que por aqui esperam um bom doninho. Gravidez e gatos são completamente compatíveis apenas é preciso ver certos pontos:

o toxoplasma é um parasita protozoario e são necessárias todas estas condicionantes para uma pessoa apanhar Toxoplasmose:

1 - ter um gato que tenha acesso à rua ou que coma alimentos crus (tipo passaros mortos)
2 - esse gato deve ser junior (a infecção em gatos adultos e bem mais rara)
3 - o gato vai a areia e as fezes tem de la ficar 3 a 5 dias, para o parasita mudar de estadio de vida (a forma que sai do gato nao é a forma infectante)
4 - tem de ser a gravida a mudar a areia eee..... a melhor de todas...
5 - levar as maos a boca apos tocar nas fezes do animal, imediatamente e sem lavar as maos.

Um artigo muito interessante:

http://www.felinus.org/index.php?area=artigo&action=show&id=781

terça-feira, 13 de abril de 2010

Novo Site do Banco pública de células estaminais




Não encontrava, porque estavam em alterações, mas agora encontrei:






É para aqui que vou doar: espero salvar vidas e espero que nem nós nem o nosso filho precisemos de recorrer a ele (lagarto, lagarto)





Marcha contra o Biotério

Esta é também muito importante e pouca gente sabe que se vai realizar. Leiam bem todo o site e apareçam:

http://www.pob.pt.vu/


"

O que é um biotério?

Um biotério é um local onde são criados e mantidos animais (como ratos, cães e coelhos) com a finalidade de serem usados como cobaias em experimentação animal.

São competências de um biotério:

- A criação e manutenção de animais de laboratório até serem vendidos/cedidos para laboratórios de experimentação;

- Assegurar o aprovisionamento dos equipamentos e dos meios necessários às operações relativas aos animais de laboratório;

- Assegurar o cumprimento das normas legais em vigor sobre a criação e manutenção dos animais de laboratório, bem como as normas da autoridade nacional em biotérios;

- Manter o registo da entrada e saída de todos os animais.

Apesar de a lei exigir que exista um comité de ética para monitorizar o bom funcionamento das práticas laboratoriais, na prática esta fiscalização interna é reduzida ou nula em quase todos os biotérios nacionais."


domingo, 21 de março de 2010

Criopreservação estaminal

Pois é, hoje o assunto é um pouco diferente. Este assunto está a matar-me a cabeça e ainda é muito cedo. Fiquei em choque com os preços dos vários laboratórios e só até 20 anos, e depois? O meu filho há-de viver mais de 20 anos, certo?

Não sei!! Agora fiquei a pensar no Banco Público de Sangue do Cordão (ainda não encontrei um link directo que funcione):

"Uma vez que está Grávida e deseja ser dadora de sangue do cordão umbilical deverá contactar o Banco Público de Sangue do Cordão – LUSOCORD que fica nas instalações do Centro de Histocompatibilidade do Norte.
Os técnicos do LUSOCORD estão disponíveis para fornecer toda a informação sobre o processo, bem como registarão o seu pedido para o envio do Kit de colheita para a sua morada. Para o efeito poderá dirigir-se pessoalmente às nossas instalações no Porto ou contactar-nos telefonicamente todos os dias úteis das 9.00 às 17.00H
O LUSOCORD – Banco Público de Sangue do Cordão já se encontra em funcionamento e capaz de fazer a criopreservação das células estaminais obtidas a partir do sangue do cordão umbilical.O LUSOCORD está disponível para aceitar a dádiva não dirigida.

Na doação para o Banco Público de Sangue do Cordão – LUSOCORD:

- O sangue do cordão umbilical será utilizado para a realização de um transplante de qualquer doente do mundo que dele precise, sem outra preferência que a da compatibilidade mais idónea.

- A informação referente à mãe e filho/a será tratada de forma confidencial e codificada de modo a que fiquem protegidas as identidades.

- Será colhida uma amostra de sangue da mãe no momento do parto (e opcionalmente 3-6 meses após) para descartar qualquer processo infeccioso que possa ser transmitido ao sangue do cordão, nomeadamente os testes para a Hepatite B e C, HIV e Sífilis, entre outros. Também se realizarão análises no sangue do cordão e serão guardadas amostras da mãe e do cordão para posteriores análises.

- Não receberá nenhuma compensação económica nem de nenhum outro tipo pela doação do sangue do cordão umbilical.

- Em caso de não ser usado o sangue para transplante, poderá ser utilizado para outras alternativas terapêuticas ou para investigação, sendo possível rejeita-lo se não cumprir os requisitos técnicos mínimos.

Os critérios de elegibilidade para a dádiva requerem:

Idade:
A dadora deve ter mais de 18 anos e gozar de boa saúde (sem história clínica de doenças infecciosas, hematológicas ou de qualquer outro tipo que contra-indiquem a utilização do sangue do cordão).

HIV/SIDA:
Se tem ou está em risco para HIV/SIDA não pode ser dadora.

Cancro:
Todas as formas de cancro, à excepção do cancro já curado de pele (células basais ou células escamosas) ou cervical, impedem a doação.

Diabetes:
Se tem Diabetes tratados com medicação não pode ser dadora.

Hepatite:
Se tem Hepatite B (HBsAg) ou C não pode ser dadora.

Transplantes de Órgãos ou Tecidos:
Se recebeu um transplante de coração, pulmão, rim, medula óssea ou outro órgão ou tecido não pode ser dadora.

Doenças Sexualmente transmissíveis:
Qualquer doença sexualmente transmissível nos últimos 12 meses deve ser avaliada pelo Banco do Cordão.

Tatuagens ou Piercings:
Se efectuou qualquer tatuagem ou piercing nos últimos 12 meses não pode ser dadora.

Se cumprir as condições acima indicadas, deverá comunicar-nos a sua morada e contacto telefónico, 1-2 semanas antes da data programada para o parto, para nessa altura enviarmos o kit de colheita.
A caixa térmica com o sangue colhido será devolvida à LUSOCORD via transportadora MRW (de segunda a sexta feira).
Todo o procedimento decorre sem custos para a dadora.

Qualquer dúvida pode ser esclarecida ligando para o Centro de Histocompatibilidade do Norte:
LUSOCORD-Centro de Histocompatibilidade do Norte
Rua Dr.Roberto Frias
4200-467 Porto
tel.225573470 / fax.225501101 / lusocord@gmail.com "


Como já fui dadora de sangue percebo muito bem que se toda a gente desse, haveria para toda a gente. Vou pensar, porque não dá garantias no caso do meu filho precisar, mas é uma boa iniciativa e caso precise (bate na madeira) pode ser que exista um compatível com o meu bébé.


terça-feira, 9 de março de 2010

Voltaram as tardes solarengas

Iupiii!!! Voltaram as tardes de sol!!! E agora com o nosso novo ginásio podemos gozar bem mais este solzinho quentinho.





terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Shaulin e a Diabetes





Pois é, com o novo ano veio também uma nova fase na vida da Shaulin e nossa. Foi diagnosticado Diabetes à nossa velhota.

Estas coisas são normais para quem tem gatos idosos, ora é uma coisa ora é outra e temos todos que nos adaptar e aprender a lidar com as novas realidades.

Ficam aqui alguns links para sabermos mais sobre Diabetes nos gatos:

http://www.clivetarrabida.com/osnossosamigos/casosclinicos.html#diabetesfelina

http://www.animalia.pt/canal_detalhe.php?id=146&categoria=8&subcategoria=5


Por agora a Shaulin só precisa de ração específica e fazer medições regulares da Glicémia.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

A nossa prenda de Natal

Pois é, os donos deram-nos uma prenda de Natal super porreira. Tão porreira que até os que nunca brincaram na vida lembraram-se de ir ver como aquilo funcionava. Ora vejam:

A Margarida é a estrela do novo brinquedo, adora !!!!







A Nina foi a grande surpresa: gata séria que nunca brincou. A dona teve que tirar foto para guardar como prova


Margarida e a Lareira

E aqui está a moça que veio do frio, sempre colada na lareira e depois toca a correr para debaixo do cobertor que esteja mais perto.

Lembrem-se: está para adopção ;)